IPFONE TELEFONIA IP

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Estrutura IPBX
ipbx ipfone

O IPBX IPFONE  foi desenvolvido com o objetivo de preencher a lacuna de mercado que existe nos PABX tradicionais quando se trata de atender a empresas que estão na faixa entre 50 e 300 ramais. Normalmente as empresas que ultrapassam 50 ramais são forçadas a adotar um sistema de PABX legado que é desenvolvido para situações de grande porte e devem arcar com os custos elevados destes sistemas. Isto em geral  leva a adoção de soluções não padronizadas e o crescimento desordenado de sua rede de telefonia (linhas externas diretas, extensões de ramais e outros). O resultado é o descontrole de contas e gastos pois, qualquer elemento externo ao sistema de telefonia não poderá ser gerido de forma eficiente.

Com a adoção do IPBX IPFONE SMB sua empresa poderá crescer ordenadamente e sem abandonar o sistema de PABX legado já instalado, desta forma a migração para um sistema de telefonia ip moderno e eficiente não demanda uma mudança total de estrutura, mas permite a expansão de sua rede de telefonia e troca dos ativos desta rede de forma planejada e de baixo impacto.

EXPANSÃO PABX - IPBX

O fator mais honeroso em qualquer implantação de sistemas de telefonia ip ainda é o custo unitário por porta voip instalada, muitas vezes o custo dos telefones ip e de outros  equipamentos que fazem o papel de ramais chega a inviabilizar a troca completa do sistema de telefonia. Para aquelas empresas aonde o PABX legado faz parte do passivo (não está colocado em comodato ou locação) é possível realizar a integração imediata dos sistema pela conexão do  IPBX junto ao PABX legado. Neste tipo de conexão o PABX legado torna-se o que chamamos de "BANCO DE CANAIS", ou seja, torna-se um sistema de ramais dependente do sistema IPBX.

ipbx-pabx

As linhas digitais e ou analógicas pasam a ser controladas pelo IPBX e o PABX legado passa a ter as funcionalidades de conexão a provedores voip para redução de custos, além  disto, passa a ter acesso as funcionalidades do IPBX no que se refere a gravção, registro de ligações entrantes e saintes e muitas outras. São mantidas as caracteriísticas de   distribuição de DDR e outras já existentes no sistema legado.

Seguem as conexões possíveis quando é utilizado este tipo de interconexão:

1. RAMAIS PABX > RAMAIS VOIP (LOCAIS OU REMOTOS)
2. RAMAIS VOIP (LOCAIS OU REMOTOS) > RAMAIS PABX
3. CANAL E1 STFC > RAMAIS VOIP
4. RAMAIS VOIP > CANAL E1 STFC
5. RAMAIS PABX > CANAL E1 STFC
6. CANAL E1 STFC >  RAMAIS PABX
7. REDE CELULAR > RAMAIS PABX
8. RAMAIS PABX : REDE CELULAR

RETIRADA DO PABX E MANUTENÇÃO DA REDE DE TELEFONIA LEGADA

Uma das opções à disposição da empresa que adota a tecnologia voip e não deseja alterar ou não deseja utilizar a rede ip para o tráfego de voz é a manutenção da rede de telefonia legada e conexão desta ao IPBX. Este processo permite transformar os ramais já existentes em telefones ip com conexão direta ao IPBX e é realizado com a instalação de  um gateway ou adaptador que realiza a conversão do mundo analógico para o mundo digital.

manutecao rede legada telefonia

A IPFONE utiliza gateways de 24 portas que tem um custo por porta vantajoso e permitem a centralização do geneciamento dos processos de forma simples por uma única interface web  para cada grupo de ramais.

Estas são, no momento, as formas mais econômicas de integrar-se as redes de telefonia legadass e as novas redes ip.

SUBSTITUIÇÃO COMPLETA OU EXPANSÃO DA REDE LEGADA E USO DA REDE IP PARA TRÁFEGO DE VOZ

Para implantações aonde não existe a possibilidade de manter-se parte da rede legada, expansão da rede e para novas implantações, devem ser adotados outros tipos de equipamentos e estruturas para a montagem da rede ip. Em um ambiente de rede já disponível a adoção de telefones ip com distribuição de conexões ( switch interno) é a mais indicada. No entanto a escolha do equipamento adequado deverá passar pela avaliação do uso do mesmo no dia a dia da empresa. Em geral a seguinte regra se aplica:

TELEFONES IP

1. USUÁRIOS DE ALTO NÍVEL (DIRETORIA E GERENCIAS) - TELEFONES IP SOFISTICADOS COM ACESSO WEB E VÍDEO
2. USUÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO ( DEPARTAMANETOS EM GERAL) - TELEFONES IP SIMPLES E RESISTENTES COM VIVA VOZ E TECLAS BÁSICAS
3. USUÁRIOS ESPECIAIS (TELEFONISTAS E SECRETÁRIAS) - TELEFONES IP COM CARACTERÍSTICAS DE KS
4. USUÁRIOS DE NÍVEL BAIXO ( PORTARIAS, SERVIÇOS GERAIS) - ADAPTADORES E TELEFONES ANALÓGICOS COM OU SEM FIO

linha de telefones ip grandstream

Existe dentro deste universo uma excessão, que é relativa ao papel de telefonista ou secretária de um setor particular, estes usuários necessitam de aparelhso com características de especiais que mimetizem as funcionalidades dos antigos KS nos sistemas tradicionais. Para estes usuários são utlizados telefones ip com teclado expandidos que permitem o monitoramento de ramais, captura de chamadas e transferencias simplificadas.

O IPBX IPFONE está preparado para suportar até 300 ramais nos mais diversos tipos de implementação, como demonstrado acima.

CONEXÕES EXTERNAS

São diversos os tipos de conexão externa que são possíveis implementar em um IPBX, além das conexões puramente ip com interligação MATRIZ-FILIAL, devemos levar em consideração a manutenção das linhas existentes que podem ser classificadas nos seguintes grupos:

1. Linhas analógicas independentes ou agrupadas em tronco

Para suportar a adição de linhas analógicas locais em um servidor IPBX é necessário utilizar placas de telefonia analógica, estas placas podem suportar até 8 linhas independentes e permitem integrar totalmente ste recurso ao IPBX. Podem ainda ser utilizadas linhas remotas ou que estejam instaladas em outras localidades e isto é efetuado com o uso de gateways analógicos com portas FXO* estes equipamentos permitem acessar as linhas analógicas remotas para ligações de saída por um custo local na cidade aonde estão instaladas e permitem ainda receber chamadas destas localidades sem custos.

placa e gateway linhas analogicas 

É importante notar que para o uso de linhas telefonicas nesta modalidade é necessário que as mesmas pertençam a um mesmo grupo empresarial pois do contrário haverá infração a lei das telecomunicações.

O IPBX IPFONE suporta até 8 linhas analógicas locais e até 30  linhas remotas remotas por meio de gateways analógicos. 

2. Linhas digitais E1

O recurso mais utilizado em empresas de porte médio e grande é o uso de linhas digitais, chamadas de DDR (discagem direta a ramal), que suportam até 30 canais de voz. Este serviço é vendido pelas operadoras com os mais diversos nomes de mercado e é até mesmo oferecido como tecnologia Voip por diversas empresas. Uma linha digital nada mais é do que um canal de dados no qual trafega uma banda de 2 MB por meio de um protocolo próprio, no Brasil utiliza-se o protocolo R2 DIGITAL. Esta banda de 2 MB permite que sejam realizadas até 30 ligações simultâneas, porém podem ser utilizados muitos números de contato em um só destes canais (DDR).

placa 2 E1

Para suportar as linahs digitais é necessária a utilização de placas de telefonia dedicadas a estes serviços que farão o transporte das chamadas entrantes e saintes para a rede pública ou farão ainda a insterconexão entre o IPBX e o PABX legado.

O IPBX IPFONE suporta até 2 canais E1 ou 60 linhas com ilimitados números de entrada.

 3. Canais celular GSM

Grande parte das empresas hoje toma partido dos planos de celular empresarial para chamadas entre seus funcionários em trânsito, estes planos chamadas de "CORPORATIVOS" permitem que estes funcionários falem entre si e com a empresa a custo zero ( pagamento de mensalidade ao invés de minutagem de ligação). Para que a empresa possa disfrutar destes planos diretamente de seu sistema de telefonia a IPFONE oferece a instalação de placas de telefonia GSM. Com isto os ramais do IPBX podem realizar e receber ligações utilizando o plano corporativo. É possível ainda implementar procedimentos de callback e muitos outros recursos com estas linahs celulares além dos recursos tradicionais.

placa de telefonia GSM

Um exemplo destes recuros é a avaliação de números e procedimentos de redirecionamento de chamadas baseados em bancos de dados, vale a pena citar que estes placas de telefonia permeitem também o bloqueio de chamadas a cobrar e outros procedimentos para redução de custos.

 
O IPBX IPFONE suporta até 4 canais GSM de qualquer operadora ( podem ser misturados em uma só placa chips de diversas operadoras).

 3. Linhas VOIP para realização ou recebimento de chamadas.

> EM EDIÇÃO<