Consultoria Jitsi

Consultoria JITSI

Reuuna oferece consultoria para implantação do software de vídeoconferência Jitsi e Asterisk PBX em sua infraestrutura.

O que é o Jitsi?

Jitsi é um conjunto de projetos de código aberto que permite criar e implantar facilmente soluções seguras de videoconferência. No coração do Jitsi estão o Jitsi Videobridge e o Jitsi Meet, que permitem conferências na Internet, enquanto outros projetos na comunidade permitem outros recursos, como áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea.
Jitsi é uma solução de videoconferência aberta e que leva a sério a privacidade e segurança, utilizada mundialmente como alternativa para os sistemas comerciais.

O que Jitsi pode fazer?

Em um servidor virtual rodando NIGINX e equipado com um (1) processador quad-core Intel ® Xeon® E5-1620 v2 @ 3.70GHz, você poderá executar mais de 1000 fluxos de vídeo usando uma média de 550 Mbps com uso de 20% de CPU e 4 GB de memória.
Na prática o e quivalente a aproximadamente 176 conferências de 3 pessoas ou 53 conferências com 5 pessoas.
Veja os testes detalhados


Características

Diferentemente de outras tecnologias de videoconferência, Jitsi transmite o vídeo e o áudio de todos para todos os participantes, em vez de misturá-los primeiro. O resultado é uma menor latência, melhor qualidade e, se você estiver executando seu próprio serviço, uma solução muito mais escalável e barata.
Jitsi é compatível com o WebRTC, o padrão aberto para comunicação na Web e suporta conceitos avançados de roteamento de vídeo, como transmissão simultânea, estimativas de largura de banda, codificação de vídeo escalável e muitos outros.

A arquitetura geral

Jitsi é composto de diversos módulos integrados, entre eles:

Nginx: Servidor web que também pode ser usado como proxy reverso, balanceador de carga, proxy de email e cache HTTP.

Jitsi Meet: Aplicação que suporta videoconferências seguras, simples e escalonáveis

Prosody: Componente de comunicação XMPP moderno.

Jicofo: Componente de foco de sinalização do lado do servidor usado nas conferências Jitsi Meet. É responsável por gerenciar as sessões de mídia entre cada um dos participantes e o videobridge.

Jitsi-Videobridge: Componente de servidor XMPP de vídeo multiusuário, também é um roteador de vídeo compatível com WebRTC ou SFU que permite criar uma infraestrutura de videoconferência altamente escalável.

Jigasi: Componente que realiza a integração com protocolo SIP, permitindo a conexão de provedores, PABX e diversos outros serviços de telefonia que utilizam este protocolo.

Jibri: Componente que permite a gravação das conferências em MP4 e streaming para serviços como Youtube

O diagrama a seguir descreve como as partes da arquitetura do Jitsi interagem entre si: