Consultoria e Treinamento

Treinamentos Asterisk PBX

A IPFONE TELEFONIA IP é pioneira no desenvolvimento e utilização do software ASTERISK PBX no Brasil, realizando treinamentos e formando profissionais em voip desde 2000. Os treinamentos são ministrados exclusivamente para grupos fechados de empresas e visam transferir de forma completa a tecnologia necessária para a implementação de sistemas voip IPBX em tempo reduzido. A carga horária e conteúdo dos treinamentos podem ser adaptados de forma a oferecer ao cliente o foco necessário acompanhado de consultoria objetiva.

VANTAGENS

  • DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO DO SISTEMA VOIP DURANTE O TREINAMENTO;
  • INSTALAÇÃO NO SERVIDOR DA EMPRESA;
  • TREINAMENTO ACABADO=SISTEMA FUNCIONANDO.
  • ACOMPANHAMENTO POR 60 DIAS PARA AJUSTES
  • SISTEMA ABERTO E DE POSSE DA EMPRESA


TREINAMENTO FECHADO PARA EQUIPES DE TI – 24 HORAS                                   

MÓDULO BASE VOIP – ABERTURA

– EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA VOIP
– PRINCÍPIOS DA REDE VOIP EMPRESARIAL / COMERCIAL
– PROVEDORES VOIP E TIPOS DE SERVIÇO
– ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PROTOCOLO SIP
– TELEFONIA FXO/FXS/DIGITAL
– ANÁLISE DOS PROTOCOLOS SIP / H323 / IAX2
– ANÁLISE DOS CANAIS FXO / FXS / E1 ISDN – R2D 
– ANÁLISE DOS CODECS G729Ab / G723 / GSM / G711 A-U / SPEEX 
– TIPOS E CONFIGURAÇÃO DE QUIPAMENTOS VOIP
– VOIP E PABX / INTEGRAÇÃO

MÓDULO ASTERISK I – 8 HORAS

– CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO DE SERVIDORES
– INSTALAÇÃO ASTERISK E OUTROS SOFTWARES ACESSÓRIOS

MÓDULO ASTERISK II – 8 HORAS

– CONFIGURAÇÃO DE ATENDIMENTO (URA)
– CONFIGURAÇÃO DE PLANOS DE DISCAGEM 
– CONFIGURAÇÃO DE CALLCENTER / MONITORAMENTO
– CONEXÃO E USO DE PROVEDORES VOIP
– INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE PLACAS DE TELEFONIA

MÓDULO ASTERISK III – 8 HORAS

– AJUSTES E PERSONALIZAÇÃO
– CONFIGURAÇÃO DE TELEFONES IP E ATAS
– PROBLEMAS E SOLUÇÕES

MATERIAL:

Apostila com resumo do conteúdo e links de informação sobre o asterisk.

REQUESITOS:

LEITURA TÉCNICA INGLÊS BÁSICO, NOÇÕES DE REDES, NOÇÕES DE HARDWARE

DURAÇÃO: TOTAL 24 HORAS 

LOCAL : LABORATÓRIO IPFONE SP ou IN HOUSE

Consultoria Asterisk PBX

O ASTERISK  IPBX  foi desenvolvido com o objetivo de preencher a lacuna de mercado que existe nos PABX tradicionais quando se trata de atender a empresas que estão na faixa entre 50 e 300 ramais. Normalmente as empresas que ultrapassam 50 ramais são forçadas a adotar um sistema de PABX legado que é desenvolvido para situações de grande porte e devem arcar com os custos elevados destes sistemas. Isto em geral  leva a adoção de soluções não padronizadas e o crescimento desordenado de sua rede de telefonia (linhas externas diretas, extensões de ramais e outros). O resultado é o descontrole de contas e gastos pois, qualquer elemento externo ao sistema de telefonia não poderá ser gerido de forma eficiente.

Com a adoção do ASTERISK  IPBX sua empresa poderá crescer ordenadamente e sem abandonar o sistema de PABX legado já instalado, desta forma a migração para um sistema de telefonia ip moderno e eficiente não demanda uma mudança total de estrutura, mas permite a expansão de sua rede de telefonia e troca dos ativos desta rede de forma planejada e de baixo impacto.

EXPANSÃO PABX – IPBX

O fator mais honeroso em qualquer implantação de sistemas de telefonia ip ainda é o custo unitário por porta voip instalada, muitas vezes o custo dos telefones ip e de outros  equipamentos que fazem o papel de ramais chega a inviabilizar a troca completa do sistema de telefonia. Para aquelas empresas aonde o PABX legado faz parte do passivo (não está colocado em comodato ou locação) é possível realizar a integração imediata dos sistema pela conexão do  IPBX junto ao PABX legado. Neste tipo de conexão o PABX legado torna-se o que chamamos de “BANCO DE CANAIS”, ou seja, torna-se um sistema de ramais dependente do sistema IPBX.

As linhas digitais e ou analógicas pasam a ser controladas pelo IPBX e o PABX legado passa a ter as funcionalidades de conexão a provedores voip para redução de custos, além  disto, passa a ter acesso as funcionalidades do IPBX no que se refere a gravção, registro de ligações entrantes e saintes e muitas outras. São mantidas as caracteriísticas de   distribuição de DDR e outras já existentes no sistema legado.

Seguem as conexões possíveis quando é utilizado este tipo de interconexão:

1. RAMAIS PABX > RAMAIS VOIP (LOCAIS OU REMOTOS)
2. RAMAIS VOIP (LOCAIS OU REMOTOS) > RAMAIS PABX
3. CANAL E1 STFC > RAMAIS VOIP
4. RAMAIS VOIP > CANAL E1 STFC
5. RAMAIS PABX > CANAL E1 STFC
6. CANAL E1 STFC >  RAMAIS PABX
7. REDE CELULAR > RAMAIS PABX
8. RAMAIS PABX : REDE CELULAR

RETIRADA DO PABX E MANUTENÇÃO DA REDE DE TELEFONIA LEGADA

Uma das opções à disposição da empresa que adota a tecnologia voip e não deseja alterar ou não deseja utilizar a rede ip para o tráfego de voz é a manutenção da rede de telefonia legada e conexão desta ao IPBX. Este processo permite transformar os ramais já existentes em telefones ip com conexão direta ao IPBX e é realizado com a instalação de  um gateway ou adaptador que realiza a conversão do mundo analógico para o mundo digital.

A IPFONE utiliza gateways de 24 portas que tem um custo por porta vantajoso e permitem a centralização do geneciamento dos processos de forma simples por uma única interface web  para cada grupo de ramais.

Estas são, no momento, as formas mais econômicas de integrar-se as redes de telefonia legadass e as novas redes ip.

SUBSTITUIÇÃO COMPLETA OU EXPANSÃO DA REDE LEGADA E USO DA REDE IP PARA TRÁFEGO DE VOZ

Para implantações aonde não existe a possibilidade de manter-se parte da rede legada, expansão da rede e para novas implantações, devem ser adotados outros tipos de equipamentos e estruturas para a montagem da rede ip. Em um ambiente de rede já disponível a adoção de telefones ip com distribuição de conexões ( switch interno) é a mais indicada. No entanto a escolha do equipamento adequado deverá passar pela avaliação do uso do mesmo no dia a dia da empresa. Em geral a seguinte regra se aplica: