Salas de Crise – Manual

Sistema de Conferencia – Salas de Crise

Manual de usuário e Host – Anfitrião


Acesso Web

Browsers suportados

  • Chrome (e derivados como Opera, etc)
  • Firefox (versões atualizadas)
  • Safari (somente áudio pois não suporta H.264)
  • Edge (beta)
  • IE (via plugin, experiência limitada – evite utilizar)

Tela Inicial

Ao acessar o sistema inicialmente o usuário deverá entrar no campo “iniciar ” o número da sala de conferencia ou simplesmente clicar sobre o campo com o número da sala desejada. Caso o host (anfitrião) tenha configurado uma senha de acesso para a sala, o usuário deverá digitar esta senha antes do acesso. Para criar salas o usuário deverá ter direitos de host (anfitrião) e terá uma senha específica para o acesso.

Configuração de áudio e vídeo

Para configurar e testar o áudio e vídeo o usuário deverá clicar sobre o ícone de “engrenagem” na parte superior direita da tela, neste mesmo menu o usuário poderá configurar seu nome e o idioma a ser utilizado na interface gráfica em geral

Tela de acesso usuário – nome

Após o acesso inicial o usuário deverá entrar seu nome ou apelido e a senha caso esteja configurada, se o usuário acessar por telefone seu nome aparecerá como o número da linha telefonica (bina).

Tela de conferencia

Após sua entrada na conferencia o usuário poderá ver os outros participantes que estejam ou não utilizando vídeo. Nesta tela existem diversas opções.

Na parte inferior direita da tela:

  • Clicando no ícone “compartilhar tela” o usuário poderá compartilhar seu desktop ou documentos;
  • Clicando no ícone “levantar mão” o usuário poderá pedir atenção ao administrador;
  • Clicando no ícone “chat” o usuário abrirá a tela lateral de chat por texto.

No centro da tela:

  • Clicando no ícone do microfone o usuário poderá habilitar ou desabilitar seu microfone ou dar “mudo”;
  • Clicando no ícone “telefone” o usuário abandonará a conferencia;
  • Clicando no ícone “camera” o usuário poderá desabilitar sua imagem na tela de conferencia.

Na parte inferior esquerda da tela:

  • Clicando no ícone “quadrados” o usuário poderá exibir em tela cheia ou em telas separadas com os outros participantes;
  • Clicando no ícone “i” o usuário obterá informação sobre o endereço/número da sala;
  • Clicando no ícone “três pontos” um manu será aberto com diversas opções para controle de qualidade, estatíticas, configurações e outros dependendo dos recursos configurados.


Acesso por telefone

O acesso ao sistema de conferencia por telefone é realizado pelo número fornecido caso a caso. Para que este acesso seja possível o usuário deverá possuir a senha geral do sistema (fornecida para cada empresa cliente) e a senha específica da sala, caso tenha sido configurada pelo host (anfitrião).

O menu ou URA tem o seguinte funcionamento:

  • OPÇÃO 1 – ENTRE A SENHA DO SISTEMA – SENHA GERAL DE 4 DÍGITOS ;
  • OPÇÃO 2 – ENTRE O NÚMERO DA SALA – NÚMERO DE 4 DÍGITOS FORNECIDO PELO HOST (ANFITRIÃO);
  • OPÇÃO 3 – ENTRE A SENHA DA SALA OU AGUARDE – A SENHA DA SALA SERÁ FORNECIDA PELO HOST (ANFITRIÃO) , CASO A SALA NÃO TENHA UMA SENHA CONFIGURADA A CHAMADA SERÁ TRANSFERIDA SEM A DIGITAÇÃO DA MESMA.

Observação: Ao acessar a sala por telefone o nome de usuário será o número do telefone utilizado (BINA) para o acesso e será visível para todos os usuários.


Acesso pelo APP

As salas poderão ser acessadas utilizando-se o APP Jitsi-meet disponível para Android e IOS.

Para instalar o APP acesse sua loja de aplicativos e busque por JITSI-MEET:

Aplicativo Jitsi-Meet na Playstore

Após instalar o aplicativo será necessário realizar alguma configurações simples para acessar o servidor de conferencia corretamente:

  • Abra o aplicativo e clique no ícone de configuração na parte superior esquerda da tela (tres barras horizontais);
  • Escolha o item “settings”.

Na tela “Settings” configure os campos com as seguintes informações:

  • Display Name : Seu nome ou apelido com o qual deseja aparecer na conferencia;
  • Email: Seu endereço de e-mail
  • Server URL: https://conf.miklos.com.br (completo com https://)

Após completar as configurações retorne para a tela principal e preencha o campo “ENTER ROOM NAME” com o npúmero da sala fornecida pelo host (anfitrião) ou clique sobre uma das salas listadas abaixo. Caso a senha da sala tenha sido configurada uma tela para entrada da mesma será exibida antes do acesso.

Obs. Você poderá configurar as opções de entrada sem vídeo <> áudio antes de acessar a sala por meio do controle no topo da tela.


Acesso Host – Anfitrião

O acesso de host ou anfitrião ao sistema de conferencia é especial pois tem as seguintes funções:

  • Criação de salas: Somente o host poderá criar uma sala e qualquer sala somente estará ativa após a entrada do host;
  • Controle de usuários: O host poderá dar mudo, banir e controlar a forma de exibição de qualquer usuário;
  • Chamadas externas: Somente o host poderá efetuar de dentro da sala chamadas para convidar participantes externos;
  • Senha da Sala: Somente o host poderá criar uma senha para a sala ativa.

Browsers suportados

  • Chrome (e derivados como Opera, etc)
  • Firefox (versões atualizadas)
  • Safari (somente áudio pois não suporta H.264)
  • Edge (beta)
  • IE (via plugin, experiência limitada)

Criação de salas

O host deverá criar salas numéricas com 4 caracteres para facilitar o acesso telefônico ao sistema, no entanto poderão ser criadas salas alfanuméricas ou mesmo somente com nomes complexos caso não seja necessário o acesso telefônico. Os números das últimas salas assim como datas e duração ficarão registradas em cookie no browser do usuário possibilitando o clique simples no link para o acesso sem digitação. A autenticação também será registrada por cookie de forma que, em caso de novo acesso, o host não precisará entrar novamente sua senha para abertura/criação da sala.

Senha de host e acesso – anfitrião

O host possui uma senha específica para criação de salas, esta senha será fornecida caso a caso. Esta senha será utilizada no acesso web. Não é possível criar salas utilizando acesso por telefone ou App.

Tela de autenticação de host – anfitrião

Ao acessar a tela inicial e digitar ou clicar em um link de sala, será apresentada a tela de autenticação de host.

Campos de autenticação de host – anfitrião

Para efetuar o login, o host deverá entrar os dados no formato:

  • USUÁRIO : NOME_DE_USUÁRIO@conf.miklos.com.br
  • SENHA: A SENHA FORNECIDA

É possível abrir uma sala e autenticar como host por meio do APP Jitsi-Meet porém esta funcionalidade é restrita aos aparelhos mais modernos com android 8.1 ou superior e depende ainda do fabricante do aparelho pois existem versões aonde os mecanismos de autenticação utilizados não são implementados.

Funcionalidades Especiais do Host:

Controle de usuário

Utilizando o controle localizado na parte superior direita da tela de cada usuário o host poderá dar mudo, excluir ou controlar o volume daquele usuário específico.

Convidar usuários externos

Ligações externas para fixos, móveis e ramais

Utilizando o ícone + (mais) inferior direita da tela o host poderá convidar pessoas externas que entrarão na conferencia sem a digitação de senhas ou outra autenticação. Os números a serem chamados deverão fazer parte de uma lista autorizada. Caso a empresa tenha acesso direto configurado para o sistema de telefonia interno, poderá ser chamado qualquer ramal da mesma forma.

Em caso de qualidade inferior de áudio nas chamadas realizadas desta forma o host deverá solicitar ao participante que ligue diretamente para a sala no número fornecido.

Configurar senha da sala

Utilizando o ícone “i” na parte inferior esquerda da tela o host poderá configurar uma senha específica da sala durante a realização da conferencia, caso esta senha seja configurada os usuários que venham a participar, tanto por telefone, web ou app deverão entrar a senha antes de poderem participar da conferencia.

O link que aparece na tela compatilhar poderá ser enviado a qualquer usuário de web para acesso direto a conferencia a partir de qualquer browser compatível. Este link poderá ainda ser utilizado no app no caso do usuário não haver configurado o domínio como demonstrado no item acesso app.